Conceito de Qualidade de Vida

/, qualidade de vida/Conceito de Qualidade de Vida

Conceito de Qualidade de Vida

O que é qualidade de vida?

Apesar de ser um conceito difícil de explicar, a maioria das pessoas percebe intuitivamente o que é qualidade de vida. Ou seja, embora o significado de qualidade de vida não seja, por vezes, óbvio para algumas pessoas, a sua noção é clara para toda a gente. A maioria das pessoas relaciona a qualidade de vida com o “sentir-se bem”. De facto, esta noção de qualidade de vida vai de encontro aos principais fatores que a influenciam, como veremos adiante, que são a saúde, o trabalho e o meio ambiente.

Mas afinal, o que é ter qualidade de vida? Se a resposta a esta questão é importante, certamente aquilo que todos procuramos e que iremos abordar ao longo deste artigo será a pergunta fulcral: como melhorar a qualidade de vida?

Conceito de qualidade de vida

O conceito de qualidade de vida é muito abrangente, compreende não só a saúde física como o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais em casa, na escola e no trabalho e até a sua relação com o meio ambiente. De facto, existem naturalmente outros fatores que a influenciam, mas comecemos por ver o que significa qualidade de vida, para a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O conceito de qualidade de vida está diretamente associado à auto-estima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspetos, nomeadamente, a capacidade funcional, o nível socio-económico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, os valores culturais, éticos e religiosos, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e/ou com atividades diárias e o ambiente em que se vive.

2018-03-14T19:40:58-03:00 março 14th, 2018|bem-estar, qualidade de vida|